terça-feira, agosto 9

Paraty Eco Fashion - primeiras impressões


Após algumas semanas de correria para deixar tudo impecável para o evento, após a looonga viagem até chegar em Paraty, após um final de semana suuuuper corrido...posso dizer pra vocês: Valeu a pena!
O Instituto Colibri está de parabéns pela organização impecável!! Colocaram a mão da massa por um sonho que se tornou uma realidade muito maior do que a esperada....
Estar durante estes três dias rodeada de uma paisagem deslumbrante, em uma cidade encantadora que respira cultura e arte... Não me permite palavras para descrever a quantidade de aprendizados e vivências que tive no primeiro (de muitos!) Paraty Eco Fashion... =D

 Segundo as idealizadoras do evento, Bernadete Passos e Carminha Santos, o Paraty Eco Fashion vem tomando forma há quase dois anos. Primeiro foram às longas conversas sobre o sonho de realizar um evento sobre moda; depois, o diferencial da sustentabilidade pela via da educação; na sequência, o arregaçar as mangas: pesquisa para valer e muito trabalho, com a constatação de que estava na hora de fazer o sonho acontecer.

Assim, em março de 2011 alunos de moda de todo país se inscreveram para participar do projeto. Um ponto imprescindível foi a inclusão das comunidades tradicionais, onde cada equipe escolheu o seu foco de estudo trabalhando e promovendo interação com comunidades, troca de conhecimentos voltada para o artesanato de cada região e pesquisas de materiais sustentáveis viáveis para produção de moda. Além de artesãos de todo país, comunidades de Paraty estiveram envolvidas no projeto: a comunidade caiçara, com seus bordados; a comunidade indígena guarani, com seus trançados; e a quilombola, com seu colorido e suas cestarias.
Participam do evento 18 equipes de cinco Estados brasileiros, todas de excelente qualidade e afinadas em suas propostas de uma produção inovadora. São elas: Alecrim/Amanda Mol, Ana Carolina da Mata Araújo, Anjo da Moda, Grife Criolê, Oficina Callicore, UFRJmar Paraty, Impacto!, Libertas, Lírio Lê, Michelle Ramos Victório, Nêga, Produtos em Rede, Ecomoda Udesc, Equipe Reciclada, Rumaos Atelier, Trama Feminina, Tramas Sustentáveis e Mulheres de Fibra/Patrícia Moura
Uma das principais propostas do Paraty Eco Fashion foi a integração entre estudantes de design e comunidades tradicionais. O trabalho originado por este intercâmbio foi apresentado através de desfiles e da exposição "Novo Olhar", onde foi possível conferir durante o evento o que os novos talentos e comunidades locais propõem em sua moda eco friendly e sustentável. A exposição na Tenda Eco Fashion foi a prova mais concreta do quanto essa chamada economia criativa é capaz de produzir com capricho, beleza e qualidade. 
Exposição Novo Olhar - Lírio lê
Exposição Novo Olhar - Libertas
Exposição Novo Olhar - Libertas

Exposição Novo Olhar - Alecrim

Exposição Novo Olhar - Alecrim
Além da exposição “Novo Olhar” com os trabalhos das equipes, os visitantes também puderam conferir a instalaçãotêxtil “Sol Diário” da estilista Flávia Vanelli, que eu já falei aqui!
Instalação Têxtil "Sol Diário", por Flávia Vanelli
 Abaixo algumas fotos do desfile da Lírio lê (infelizmente não consegui estar presente nos outros desfiles pela correria por trás dos bastidores...) com roupas de meu Trabalho de Conclusão de Curso (que já falei aqui, aqui e aqui!)
Importande ressaltar que os desfiles do evento questionaram o esquema atual de modelos magérrimas que vemos nas semanas de moda do mundo inteiro. 
Os modelos eram jovens de Paraty que desfilaram de forma voluntária: Corpos normais vestindo uma proposta que tende a se tornar normal também.
 
 
 

2 comentários:

  1. Foi literalmente uma experiência encantadora para todas nós!
    Linda postagem e, claro, lindas criações!
    Adorei conhecer você!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Uau, Ju!!! Que bacana!!
    Fico super feliz pela continuidade do seu trabalho... isso é fazer acontecer o que acreditamos!
    Siga, siga, siga... vi que houveram estampas da Flavia Vanelli, da Orbitato, né??? Bjs! Parabéns, tudo de bom para ti!!! Inté mais,

    Amauri

    ResponderExcluir