terça-feira, agosto 9

um pouco mais de Paraty...

Durante os três dias de evento aconteceram desfiles de moda, exposições, workshops, conferências... E o Centro histórico de Paraty ficou cheio de estilistas, designers, artesãos, jornalistas, especialistas em sustentabilidade e estudantes de moda trocando conhecimento e experiências. 
Coquetel de abertura do 1º Paraty Eco Fashion - Pousada do Ouro - Da esquerda para a direita: Lena Santana (estilista), Ivanilde (liderança indígena da aldeia Paraty Mirim), Bernadete Passos e Carminha Santos (criadoras e organizadoras do evento) e Celina de Farias (do Instituto Zuzu Angel).
Além das equipes inscritas, o evento contou com alguns convidados especiais: Patrícia Moura (designer de biojóias), LenaSantana (estilista), Caio Von Vogt (criador do primeiro tecido 100% ecológico e orgânico do mundo), Roberto Meireles (Instituto Rio Moda), Nina Braga (Instituto-e); Luiza Marcier (estilista e consultora do Projeto Museu da Moda pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro) ; a professora Lilyan Berlim (faculdades Veiga de Almeida e La Salle) , Celina de Farias (vice- presidente do Instituto Zuzu Angel), Emilia Duncan (figurinista), entre outros.

Roberto Meireles do Instituto Rio Moda deu início ao evento na tarde de sexta-feira com uma palestra baseada no livro “Doze dragões em luta com as iniciativas sociais”, de Lex Bos. A palestra explanou sobre como tirar partido dos problemas, para que as boas iniciativas não sumam mais rápido do que aparecem. Onde os “dragões” do Dirigismo, Absolutismo, Pressa, Conformismo, etc devem se tornar inspirações para que o projeto se concretize, mantendo sempre o equilíbrio e a força de vontade.
 Durante o sábado a tarde ocorreram simultaneamente: Workshop de Moda Customizada, por Caio Von Vogt; Workshop de Moulage Criativa, por Lena Santana e exibição do filme Zuzu Angel, de Sérgio Rezende. Optei por escutar um pouco mais sobre a técnica da Moulage com a estilista Lena Santana.
Em seu workshop a estilista fez a defesa da roupa atemporal, feita com qualidade, que dura muitas estações, e vai contra a lógica do fast fashion que vem consumindo o mundo. Isso é sustentabilidade! Lena, além da bandeira da consciência ecológica, também mostrou a técnica de moulage, que consiste em construir a roupa no próprio manequim. Ao final do workshop, cada participante ganhou o livro "Um pedaço de tecido", escrito pela própria Lena Santana, em que ela propõe para o leitor maneiras práticas de criar e modelar as próprias peças de roupa.
 
 A exposição "Novo Olhar" também teve a ilustre presença de Patrícia Moura, com suas biojóais que já rodaram o mundo inteiro! Patrícia esteve nesta última semana em uma oficina em parceria com a Associação de Mulheres de Trindade.... e juntas criaram o grupo "Mulheres de Fibra"! Os produtos originados desta parceria estavam lindos...e mais lindo ainda foi ver estas mulheres realizadas com o trabalho que fizeram!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário