terça-feira, fevereiro 22

moda, artesanato e sustentabilidade

Bom...no post anterior falei um pouco sobre como foi criada a Lírio lê e sobre todo meu processo criativo durante o ano passado...
clique na imagem para ampliar
Além das roupas, também quis produzir alguns acessórios para meu TCC. Durante todo o processo criativo ampliei minha idéia inicial de somente utilizar retalhos de tecido, queria algo mais....queria realizar uma parceria entre artesanato e moda unindo experiência, talento e criatividade, respeitando os valores culturais e as informações necessárias na composição dos acessórios.
Então os acessórios foram feitos em parceria com dois artesãos da Reforma Agrária de minha cidade natal, Promissão...interior de São Paulo.
 Cintos e bolsas têm como principal matéria-prima a fibra de coco utilizada pela agricultora, poeta e artesã Dona Josefa Franco Donadon residente do assentamento Reunidas. Além da fibra de coco, a artesã também se utiliza de bucha vegetal, de palha de milho e de retalhos de tecido para o acabamento adequado dos produtos.
 Para produzir uma linha de chapéus foi firmada uma parceria entre a marca e o agricultor, poeta e artesão Seu Salvador Arcanjo das Flores, residente do assentamento Dandhara, e sua especialidade é criar artesanato a partir da palha de milho.  Seu Salvador faleceu no dia 21 de agosto aos 72 anos, causando enorme perda para todos que tiveram a oportunidade de compartilhar momentos de delicadeza e lirismo deste homem vivido e matuto. Foi possível que produzisse um único chapéu para a “Lírio lê”, de valor incalculável. 
O resultado desta parceria foi um produto novo, que procura seguir os padrões do mercado e, ao mesmo tempo, oferecer valor agregado. Além disto, o uso da energia humana para trabalhos artesanais é considerado uma ferramenta do design sustentável, pois além de beneficiar grupos de artesãos, resgata tradições e reduz a emissão de uma tonelada de CO2 por ano, por artesão[1].
A intenção é, que a longo prazo, seja organizada uma estrutura de Cooperativa para capacitar grupos de artesãs a desenvolverem e comercializarem produtos a partir de materiais naturais e reaproveitamento de resíduos industriais, buscando a inclusão social e a conscientização ecológica. O objetivo é incentivar o trabalho artesanal para preservação das raízes, além de propor maior visibilidade aos produtos confeccionados.


[1] Fonte Cálculo de CO2: Bangladesh Handloom Board

4 comentários:

  1. Tenho muita saudades desse poeta q foi meu padrinho de batizado e meu tio q estara sempre no nosso coraçao.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se alguem tem mais fotos do padrinho artesao

    ResponderExcluir
  3. Olá Cidex, Tudo bem?
    Essas fotos foram tiradas do site do ITESP! Infelizmente não tenho mais fotos...
    um grande abraço.

    ResponderExcluir