terça-feira, agosto 9

Moda para o mundo com um novo olhar!

Da esquerda p/ direita: Lilyan Berlim; Nina Braga ; Luiza Marcier e mediação de Celina de Faria.
Outro ponto alto no sábado foi a Conferência Moda Eco e Sustentabilidade, com a participação de Nina Braga (Instituto-e); Luiza Marcier (estilista e consultora do Projeto Museu da Moda pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro) ; e a professora Lilyan Berlim (faculdades Veiga de Almeida e La Salle) , com mediação de Celina de Farias (vice- presidente do Instituto Zuzu Angel). O principal tema discutido foi a questão da estética do artesanato aliada à moda e a ética na moda. O encontro gerou um debate produtivo a respeito da moda brasileira e também sobre políticas públicas que facilitem e promovam a sustentabilidade. 
Ciranda Elétrica tocando em comemoração ao Dia do Caiçara!
 Durante a noite foram apresentados os desfiles de Caio Von Vogt e Lena Santana. Além dos desfiles, houve apresentações musicais, de dança e uma linda homenagem aos Mestres Cirandeiros de Paraty, que receberam um certificado de reconhecimento da Secretaria de Cultura. As atividades do dia acabaram com a banda Ciranda Elétrica tocando em comemoração ao Dia do Caiçara, onde a população da cidade e os turistas entraram na dança e nos costumes locais.
 O último dia do evento começou com a palestra da figurinista Emilia Duncan, que falou a respeito da reciclagem e da responsabilidade social dentro da construção de figurino. Emilia contou que começou a perceber o valor da moda ecológica quando não havia a verba necessária para a criação de seus figurinos. Foi assim com o filme Carlota Joaquina; nas minisséries A Muralha, Mad Maria e Amazônia; e na novela Caminho das Índia
 Depois da palestra, o Paraty Eco Fashion seguiu com um debate onde foi possível refletir o porquê de estarmos ali e o que poderá ser feito daqui para frente. O principal objetivo do evento foi o de provocar debates, gerar a troca de idéias e experiências, além de refletir sobre o papel do profissional da moda e, também, do consumidor nesta nova era consciente. Em seus três dias de realização, comprovou na prática, com belas peças de vestuário, além de acessórios e artesanato, que sim: é possível. Que esta seja a primeira de muitas edições do Paraty Eco Fashion, pois ainda há muito o que se fazer pela moda ecológica e sustentável, a Moda do FuturoI! Conforme anunciou com entusiasmo Carminha Santos, “está plantada a semente”. Que o evento floresça e contribua efetivamente para um novo olhar sobre o mundo da moda!
 O 1º Paraty Eco Fashion encerrou com o ritmo alegre do Jongo das crianças do Quilombo do Campinho onde todo mundo entrou na roda para se encher de boas vibrações para o futuro que virá depois de tantas reflexões neste final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário