quinta-feira, setembro 15

Semana da Mobilidade

aproveitando o post anterior sobre democracia e mobilização...está semana
(16 a 24 de setembro) acontece a Semana da Mobilidade no mundo inteiro...
E aqui em São Paulo irão acontecer várias atividades.


16/09 – Sexta – Contagem de Ciclistas
Desde 2010 a Associação dos Ciclistas Urbanos – Ciclocidade – se propõe a fazer contagem de ciclistas em avenidas da cidade a fim de gerar dados oficiais sobre a quantidade de pessoas que utilizam a bicicleta. Ano passado a contagem foi realizada na Av Paulista e na Av Eliseu de Almeida e esse ano a idéia é refazê-las.
O método usado foi desenvolvido pela Associação Transporte Ativo, e já foi aplicado no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Membros da Ciclocidade se revezam em turnos de duas horas, registram em foto todos os ciclistas que passaram pelo local proposto.
As imagens obtidas serão analisadas para recolher informações complementares (além de direção e posicionamento do ciclista na via, são coletados dados como: sexo e idade aproximada, tipo de bicicleta, uso de capacete etc).
Foto: Aline Cavalcante

16/09 – Sexta – Seminário “A Mobilidade Urbana e os modais não-motorizados”
Foto: Aline Cavalcante
O objetivo é tratar do tema fazendo uma avaliação e balanço sobre a atual situação das vias e calçadas da cidade, a sinalização para os pedestres e ciclistas, levando em conta a situação das pessoas com deficiência e idosos e comparando o Plano de Metas e os indicadores.
Entre os debatedores estarão: Asuncion Blanco, coordenadora do GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo; João Ribas, coordenador de área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian; Sérgio Faria, consultor de inclusão e coordenador de projetos de TI da Accenture; Carlos Aranha, coordenador de participação pública da Ciclocidade; Patrícia Gejer, analista de segurança viária do CESVI Brasil e representante do Movimento Chega de Acidentes.
Local: Salão Nobre da Câmara  Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista.
16/09 – Sexta – Vaga Viva
 O 'esquenta' na Rua Augusta consiste na ocupação temporária de vagas de estacionamento de carros por áreas de convivência para pessoas. As vagas serão transformadas pelos parceiros do Setembro Verde da Matilha Cultural.Haverá apresentação de teatro, som ao vivo, distribuição de adesivos, camisetas e muito mais...

Local: Em frente ao Bar do Netão – Rua Augusta, 822-B

Horário: 22h às 03h

17/09 – Sábado - Oficinas de Bicicleta Casa do Zezinho
Lembra do post que eu fiz falando do Projeto Pedala Zezinho? Eles estão precisando de voluntários para ajudar na oficina! Mais informações: http://aromeiazero.com/projetos/pedala-zezinho/oficinas-de-bicicleta/

21/9 – Quarta – Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana.
Será a quinta edição da pesquisa, inédita e realizada exclusivamente pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo. Os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo são abordados, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc.
Local: Salão Nobre da Câmara  Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista das 10h às 12h30
Mais informações: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/planomobilidade
21/09 – Quarta – Audiência pública sobre a Lei das Ciclovias
IMPORTANTÍSSIMA A PRESENÇA EM MASSA DOS CICLISTAS!
Foto: bicicletada Aracaju
A audiência pública que tratará sobre projeto de lei 655/2009,  que altera a lei 14.266, de 06 de fevereiro de 2007, conhecido como a revisão da lei das ciclovias será no mês de setembro, um dia antes do Dia Mundial Sem Carro.
Esta audiência está sendo convocada pela Comissão de Política Urbana para apresentar o projeto e registrar as observações da população, ciclistas, cicloativistas, ONGs, entidades e setores do governo para que a redação final deste projeto de lei contemple o máximo possível os interesses da sociedade.
Mais informações: http://boney.comunicacaoporemail.net/ver_mensagem.php?id=H|401|74221|127247215517977900
22/09 – QUINTA-FEIRA – DIA MUNDIAL SEM CARRO:
- Café da manhã para quem passar de bicicleta na Praça do Ciclista, a partir das 7:30h. Atividade promovida pela Ciclocidade.
- Vagas vivas promovidas pela Rede Nossa São Paulo com diversas atividades como: Oficina Mão na Roda e Oficina de Stencil. Local: Rua Padre João Manoel, Paulista.
- Bicicletada especial, a partir das 18h na Praça d@ Ciclista
- Cinema de Bicicleta Casa do Zezinho: Cine-debate especial “O Caminho das Nuvens”, com Wagner Moura e Cláudia Abreu. A partir das 19h: https://www.facebook.com/event.php?eid=184713464935301
23/09 – Sexta – Ciclocine
Exibição de curtas e um longa metragem no Museu da Imagem e do Som (MIS). Temática “A Bicicleta e a Cidade” com abertura de exposição fotográfica sobre o mesmo tema.
19:00 – Coquetel de Abertura e premiação do I Concurso de Fotografias Ciclocidade.
Exposição com as 15 melhores fotos premiadas sob a curadoria de Paulo Varela.
20:45 – Projeção filme With My Own Two Wheels – Jacob Seigel-Boettner (48 min.)

21:40 – Apresentação de – 1/2Lab (20 min.)
Performance Audio-Visual Dadaístas contemporânea, sob o tema: A bicicleta e a cidade.
24/09 – Sábado – Ciclocine
Exibição de curtas e um longa metragem no Museu da Imagem e do Som (MIS). Temática “A Bicicleta e a Cidade” com abertura de exposição fotográfica sobre o mesmo tema.
14:30 – Projeção filme Massa Crítica – Helena Krausz ( 18 min.)
15:00 – Projeção filme Share the Roads – Andressa Nozue ( 35 min.)
16:00 – Projeção filme Entre Rios – Caio Silva Ferraz (25 min.)

24/09 – Sábado – Oficina de Bicicleda da Casa do Zezinho + Bicicletada de encerramento
Precisando de voluntários para ajudar na oficina! Mais informações: http://aromeiazero.com/projetos/pedala-zezinho/oficinas-de-bicicleta/
Bicicletada de encerramento: a partir das 16h.
Local de concentração: Campo do Astro – Rua Manuel Bordalo Pinheiro – Pq Sto. Antonio
*Depois da bicicletada, a Casa do Zezinho vai doar um bicicletário comunitário com bikes doadas e restauradas pelos próprios “Zezinhos” (integrantes do projeto)!
24/09 – Sábado – Moving Planet

 Diversas atividades ao redor do planeta para repensar o uso de combustíveis fósseis. Em São Paulo a concentração às 15h será no vão do MASP, com saída prevista para as 16h.Percurso (2,9 km): MASP (Avenida Paulista, 1578) - Praça do Ciclista - Rua da Consolação - Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542)

25/09 – Domingo – Feira de troca de peças de bicicleta
No último domingo de Setembro acontecerá o primeiro coletivo cultural da REVIRAMUNDO, grupo que atua nas áreas de direitos humanos, cultura, educação, sustentabilidade, meio ambiente e direitos indígenas. O coletivo será uma grande festa, repleta de atrações artísticas, com o objetivo de arrecadar fundos para a execução de seus projetos e comemorar um ano de existência do grupo.
Local: Espaço Urucum na R.Cardeal Arcoverde 1598- Esquina com a Belmiro Braga- Vila Madalena –  a partir das 11h

Nenhum comentário:

Postar um comentário