domingo, janeiro 27

A Garota das Laranjas

Nossa...há um bom tempo não passo por aqui...
fui pra praia e abandonei totalmente o blog!


Hj vou falar um pouco sobre um livro que li durante os dias que estive na praia: A Garota das Laranjas! O livro é de autoria de Jostein Gaarder, que também escreveu O Mundo de Sofia....


No livro... Georg Roed mal conheceu o seu pai, Jan Olav, que morreu de uma doença incurável quando o garoto não tinha nem 4 anos de idade. Porém, uma longa carta de despedida, escrita pelo pai poucos dias antes de sua morte, dá início a uma comunicação entre o presente e o passado. Na carta, que durante 11 anos ficou escondida no forro de um velho carrinho de bebê, Jan Olav se dirige a um Georg adolescente, mais apto a entender alguns assuntos que uma criança pequena não compreenderia. O garoto, ao ler as palavras do pai, descobre afinidades secretas que tinha com ele: uma certa curiosidade filosófica, o interesse pelas fotos tiradas pelo telescópio Hubble, e o olhar atento para o universo. Em meio a reflexões e perguntas, Jan Olav conta ao filho uma história real, acerca de uma personagem misteriosa: a garota das laranjas, desconhecida que surge por acaso pelas ruas de Oslo levando sempre nas mãos um saco enorme de laranjas, e que suscita um amor instantâneo e uma série de perguntas sem resposta na imaginação do jovem Jan Olav.



Um livro muuito interessante e com algumas questões filosóficas que nos fazem parar e pensar um pouco!
Bom...no mesmo dia em que terminei de ler o livro...fui com meus pais pra São Sebastião...onde o Djavan faria um show...e escutando a segunda música do show vi um resumo de tudo que li n'A Garota das Laranjas! Parece até que o Djavan fez a música depois de ler o livro...ou vice e versa...
o que é obvio...nao é verdade! Mas achei muito interessante como as artes se relacionam, independente de qual expressão escolhida!



Djavan - Eu Te Devoro

Teus sinais
Me confundem da cabeça aos pés
Mas por dentro eu te devoro
Teu olhar
Não me diz exato quem tu és
Mesmo assim eu te devoro
Te devoraria a qualquer preço
Porque te ignoro ou te conheço
Quando chove ou quando faz frio
Noutro plano
Te devoraria tal Caetano
A Leonardo di Caprio
É um milagre
Tudo o que Deus criou
Pensando em você
Fez a via-láctea
Fez os dinossauros
Sem pensar em nada
Fez a minha vida
E te deu
Sem contar os dias
Que me faz morrer sem saber de ti
Jogado à solidão
Mas se quer saber
Se eu quero outra vida,
Não, não.
Eu quero mesmo é viver
Pra esperar, esperar
Devorar você

10 comentários:

  1. Ei Juh!
    Ah, menina, ainda to no mundo de sofia...Muito bom, quando terminar ele e outra lista imensa vou lebrar de sua recomendação.
    Beijinhos, te amo muitão

    ResponderExcluir
  2. li a garota das laranjas a uns tres anos, depois li o mundo de sofia, agora estou retornando a garota das laranjas e comprei um otimo livro do mesmo escritor chamado: atraves do espelho. Muito bom todos eles!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li o livro mas adorei a sinops por que na verdade a sinops fala de Georg e nao da mae que é a garota das laranjas




    Ass:Mariana e João Victor

    ResponderExcluir
  5. eu achei essa sinopse muito legal espero ler o livro inteiro algum dia...
    obg...

    ResponderExcluir
  6. achei muito interesante essa musica eu te devoro

    ResponderExcluir
  7. EU GOSTEI MUITO DO RESUMO DO LIVRO A GAROTA DAS LARANJAS PORQUE TEM ROMANCE E UM POUCO DE SUSPENSE !! E OS LIVROS DE JOSTEIN GAARDER SAO BEM INTERESSANTES

    ResponderExcluir
  8. gostei tmb desse livro cheio de suspense.no início,não sabia que tinha tanto de romance nele,mas afinal fiquei satisfeito!

    ResponderExcluir
  9. O livro é ótimo!
    Sensível e emocionante... essa música maravilhosa!

    ResponderExcluir
  10. O mundo de Sofia se tornou meu livro predileto e estou bem entusiasmada para ler outras obras J.G❤️❤️

    ResponderExcluir