O processo de criação desta poesia foi iniciado em janeiro de 1991, com a formatação do Sampled-Poem “GODS”, um quebra-cabeças (bricolage) gerado a partir de cut-ups dos vários nomes de “Deus” e entidades divinas publicados em vários idiomas e dialetos na edição de dezembro de 1990 da Revista LIFE.
Na matéria de capa desta edição de fim de ano, intitulada “Whos’s God?”, havia um glossário com inúmeros nomes de divindades religiosas, do qual foram extraídos, os 77 nomes que acabaram gerando o poema da canção.
Os nomes foram inicialmente colados em peças de um Mah-Jong que durante meses foram trocando de lugar, até surgir um conjunto metrificado compatível com o metrônomo da música, fita por Arnaldo Brandão com instruções de Mônica Millet: metade é a batida do ponto de Yemanjah e a outra metade, do ponto de Oxalá…
Na matéria de capa desta edição de fim de ano, intitulada “Whos’s God?”, havia um glossário com inúmeros nomes de divindades religiosas, do qual foram extraídos, os 77 nomes que acabaram gerando o poema da canção.
Os nomes foram inicialmente colados em peças de um Mah-Jong que durante meses foram trocando de lugar, até surgir um conjunto metrificado compatível com o metrônomo da música, fita por Arnaldo Brandão com instruções de Mônica Millet: metade é a batida do ponto de Yemanjah e a outra metade, do ponto de Oxalá…
O vídeo é dedicado à Mãe Menininha que, ainda viva, antes desta reportagem ter saido, manifestou o desejo de um dia ter uma oração em que pudesse dizer todos os nomes de deus sem distinção de credo, fundamentalista ou não.
Pronto o poema, estavam diante de uma peça poliglotímica, incapaz de ser decifrada por muita gente, tanto eram os idiomas e dialetos nela misturados. Entretanto, tal hieroglifo tinha uma característica excepcional: uma vez explicado o leit-motif de sua construção, seu entendimento e sua compreenção se tornavam imediata e totalmente inteligíveis.
O que mais impressiona nesta canção é o fato de que ao cantá-la se está automaticamente invocando o nome de Deus, tornando a peça musical uma espécie de oração ecumênica, absolutamente pacifista e própria para incentivar e fortalecer espiritualmente eventos humanitários.
MUSIC:Life Gods
Authors: Arnaldo Brandão / Mônica Millet / Tavinho Paes
Special Guests: MARISA MONTE & GILBERTO GIL (solistas)
Alceu Valença, Gerônimo & Coral Bibiano Cupim (choral interventions)
Alceu Valença, Gerônimo & Coral Bibiano Cupim (choral interventions)
Produced by Tavinho Paes & Mônica Millet
Arrangements & Mix by Marcio LoMiranda
Percussion arrangements by Mônica Millet
Musicians:
- Márcio LoMiranda (multimedia keyboards) + Jamil Joanes (bass) + Paulo Rafael (main guitars) + Fernando Vidal (wah-wah guitar) + Cezinha (drums)+ Mônica Millet (percussion) Marcos Suzano (aditional percussion)
Master by Ricardo Garcia (1996)
Arrangements & Mix by Marcio LoMiranda
Percussion arrangements by Mônica Millet
Musicians:
- Márcio LoMiranda (multimedia keyboards) + Jamil Joanes (bass) + Paulo Rafael (main guitars) + Fernando Vidal (wah-wah guitar) + Cezinha (drums)+ Mônica Millet (percussion) Marcos Suzano (aditional percussion)
Master by Ricardo Garcia (1996)
Nenhum comentário:
Postar um comentário