terça-feira, agosto 26

Ponto de Vista

Depois de séculos sem postar! Sem tempo e sem idéias...

Resolvi postar sobre Julian Beever, um artista inglês de Chalk art/Arte com Giz que cria desenho tridimensionais utilizando giz como material. Vi seus trabalhos hoje na aula de CV e achei seus desenhos fascinantes. Os desenhos são minuciosamente projetadas, milimetricamente executados. Pura matemática. Em média, o artista leva cerca de três dias para completar uma obra. Mais imagens no site:http://users.skynet.be/J.Beever/

É pura arte contemporânea, afinal, se o espectador não se posicionar no lugar exato não enxergará nada. “Se o espectador não se propõe a fazer a experiência, a obra não existe”, palavras de Lygia Clark.

Falando em pontos de vista...também queria postar sobre as exposições Duchamp-me e Marcel Duchamp:Uma obra que não é uma obra “de arte” que estão no MAM...a primeira com obras de brasileiros influenciados pela ‘perspectiva’ do artista e a segunda com obras do próprio Duchamp(ou réplicas!). O artista é famoso por seus ready-mades e muitas pessoas se perguntam se ele foi mesmo um artista. Ai é que está! A intenção de Duchamp era essa... Inovar, experimentar e criar dúvida e incertezas sobre o que, afinal é arte! E ele soube fazer isso muito bem, ele brinca com os espectadores de sua obra assim como brinca com as peças de xadrez que gostava tanto.

De uma coisa eu tenho certeza, Duchamp tinha plena consciência de que estava revolucionando a história da Arte. Depois de desafiar os próprios fundamentos da arte, Duchamp a mergulhou em uma crise que persiste até hoje.

6 comentários:

  1. Impressionante... No "YouTube" há diversos vídeos do Julian Beever em ação... muito interessante mesmo...

    http://br.youtube.com/watch?v=hfn8Dz_13Ms

    bjs,
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ju, muito legal mesmo.

    Adorei o trabalho em que parece que ele vai dar um mergulho.

    Realmente é necessário muito talento e muita paciência para se fazer isto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Juh...

    pois é, ja havia ouvido sobre o trabalho do rapaz, poca coisa ein?

    Duchamp? to querendo muito ir.. apesar d não ser muito fão da arte dele, na minha opinião foi um cara que fez o errado na hora certa... masss, faz parte do meu show agora, hehe.

    ResponderExcluir
  4. Juziiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    aula de CV? traduza....

    Lindo o trabalho, é impressionante mesmo!

    saudades
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Bom.. aproposito... axei a exposiçao do Duchamp... muto fraca... nada demais.

    TOP FIVE NO OOGIE!

    ResponderExcluir
  6. Ju, essa exposição é o máximo né.
    Gostei das fotos aí.
    Quero ver vc comentar mais eim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir