A Pedagogia foi introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha, inicialmente através de uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória (daí seu nome), a pedido deles. Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf. Essa concepção leva em conta as diferentes características das crianças e jovens segundo sua idade aproximada.
Cultiva-se o querer (agir) através da atividade corpórea dos alunos em praticamente quase todas as aulas; o sentir é incentivado por meio de abordagem artística constante, além de atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade; o pensar vai sendo cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato rigorosamente científico no ensino médio (colegial). O fato de não se exigir ou cultivar um pensar abstrato, intelectual, muito cedo é uma das características marcantes da pedagogia Waldorf em relação a outros métodos de ensino. Não há repetições de ano, e nem atribuição de notas no sentido usual.
Almeja-se que as aulas sejam um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam e saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo, com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento.
Entende-se que o jovem precisa ser articulado e capaz de se comunicar claramente, tanto se abrindo para o que os outros têm a dizer como encontrando a melhor forma para expressar seus pensamentos ao mundo. Para tanto, a Pedagogia Waldorf permanece revolucionária até os dias de hoje.
1. Os ex-alunos têm muita dificuldade em passar no vestibular?
100% dos que prestaram vestibular passaram, sendo 91% na primeira tentativa
2. Só passam em vestibular de faculdades de segunda expressão
68% entraram em faculdades de primeira expressão (segundo classificação do "Provão" do MEC)
3. Não têm capacidade para cursar uma faculdade
92% completaram com êxito o ensino superior
Apenas 12% formaram-se em carreiras artísticas
99% estão atuando no mercado de trabalho
84% não se sentiram prejudicados
100% não perceberam nenhum tipo de doutrinação religiosa
Outras vertentes práticas da antroposofia incluem: a arquitetura (Goetheanum), a agricultura biodinâmica, a educação infantil e juvenil (Pedagogia Waldorf), a farmácia homeopática, a filosofia (A "Filosofia da Liberdade”), a euritimia("o movimento como verbo visível e som visível"), e os centros para ajuda de crianças especiais (Vilas Camphill).
Muito bacana isso. Gostaria de conhecer essa vila em Botucatu.
ResponderExcluirÉ um método parecido com a Escola da Ponte?
Jadonn,
ResponderExcluiro método da Escola da Ponte é ótimo...mas ele é diferente da pedagogia Waldorf...
Enquanto a escola da Ponte não tem turmas, todo professor é professor de todos alunos...
a pedagogia Waldorf divide seus alunos em séries [1º até 12º ano] e respeitam uma proramação de que assuntos ensinar em cada etapa da infancia...
O objetivo do antropósofo é tornar-se "mais humano", ao aumentar sua consciência e deliberar sobre seus pensamentos e ações.
ResponderExcluirNossa
ADOREI!
Valeu Jups, adorei o post
sempre muita informação boa...
TTTEEE AAAMMMOOOO
JUUUU!
ResponderExcluirApenas 12% formaram-se em carreiras artísticas
Não serve pra vc....
Hehe
Brincadeira. Axei bem legal Juh!
Vamos atualizar!
hehe
Julé, adorei esse método. Vou pesquisar mais e quem sabe a gente não faz o curso juntas?
ResponderExcluirBacana né, uma escolinha?
Ai, AMEI a pedagogia waldorf...Vamos fazer uma excursão a essa vila em botuca eim?
Beijos
Obrigada por compartilhar ;)
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