terça-feira, abril 8

...Pablo...

Beeem, hoje faz 35 anos que um dos maiores mestres da arte do século XX morreu! Então....resolvi fazer um post falando um pouco sobre esse grande artista....um dos meus preferidos por sinal...
[Quando era criança tinha 3 livros sobre a vida dele que lia e relia quase todos os dias....não era uma criança muito normal, eu sei!]

Pablo Ruiz Picasso (1881-1973) é considerado um dos artistas mais versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando todos os tipos de materiais. Uma das suas obras mais conhecidas é o mural Guernica, que retrata de maneira muito peculiar a cidade basca de Guernica, após bombardeio pelos aviões da Luftwaffe de Adolf Hitler. Esta grande tela encorpora para muitos a desumanidade, brutalidade e desesperança da guerra.
Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança.

A criança expressa-se pela necessidade que tem de se expressar e pelo prazer que isso lhe dá; tal como respira porque tem necessidade, sem que alguém se preocupe em fazer qualquer juízo sobre isso.


Falando nisso...



Sábado assisti um filme maravilhoso...em que Picasso é representado como "inimigo"(não seria essa a palavra) de Modigliani!

"Modigliani: Paixão Pela Vida" é um dos melhores filmes que já assisti....


Onde Andy Garcia personifica o doce e boêmio pintor italiano Amedeo Modigliani, quando este habitava numa espelunca em Paris. Seus casos, seus quadros, suas brigas com Picasso. Tudo retratado com muita poesia. Com muita singeleza e autenticidade. Dá vontade mesmo de subir nas mesas e declamar poemas quando termina.

Amedeo Mogigliani foi um dos principais integrantes da Escola de Paris, que marcou a pintura da primeira metade do século XX com suas figuras alongadas, que se destacam pelo despojamento e pela estilização. O filme em questão trata dos últimos anos de sua vida, apaixonado pela arte de viver. O filme todo é uma mescla de alegrias e angústias, expectativas e frustrações. Emoções à flor da pele.


A biografia foca nos últimos anos da vida de Modigliani, mostrando seu vício pela bebida, suas lembranças da infância discriminada por ser judeu, sua participação em um concurso local, onde consegue ganhar de Pablo Picasso, a relação com os amigos - principalmente a relação intrigante de amor e ódio que ele desenvolve com Picasso, o drama da conquista da guarda de sua filha, enfim, seus altos e baixos.


É um filme apaixonante e leve! Mostra a época em que Modigliani vivia, dando espaço a outros personagens, mas sem sair um minuto do seu foco inicial. Picasso, interpretado por Omid Djalili, está tão fidedigno que dá nojo! E mesmo sendo Picasso, não rouba a cena do belíssimo Modigliani !


O diretor usou um jogo de iluminação muito interessante no filme, como se certas cenas do filme fossem verdadeiros quadros de arte. Uma iluminação de penumbra às vezes, de luz intensa em outras, mas como já falei, tudo muito bem dosado, ao ponto que nem se percebe conscientemente todas essas variantes. Há instantes em que se sente a tinta da tela nos próprios dedos, de tão simples e transparente que é mostrado o envolvimento da arte com as pessoas naquele espaço de tempo. De forma despretensiosa, esta é uma biografia que não procura aumentar ou diminuir, mas apenas deixar fluir a emoção da arte de Modigliani. ADOREI!


=*

Um comentário:

  1. Ahhhhh! Assim não vale!

    Agora vou ter que assistir, pq fiquei morrendo de vontade de ver o filme, pra ver os jogos de luz que vc falou!

    Aliás, Guernica foi tema de uma questão da gincana da Comenô! xP

    P.S.: eu odeio a Claro e a Tim!

    ResponderExcluir