quarta-feira, abril 9

.Mórulando.

Hey! Não aguentei ficar muito tempo sem postar....

Bom....ontem participei de uma mesa-redonda que o DACAD (Diretório Academico de Comunicação, Arte e Design) organizou lá no Senac! O tema escolhido foi a relevância da arte brasileira no mercado mundial e fizeram parte da mesa: Professor Ernesto Boccara, docente da pós em Moda, Cultura e Arte; Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado e Leda Catunda, artista plástica.

O debate foi bem interessante....mas o que gostei mesmo foi de conhecer um pouco sobre a obra de Leda Catunda!

Formada na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) em 1984, a artista Leda Catunda foi uma das artistas da Geração 80 que apoiou o ressurgimento da pintura em renovação às tendências conceituais de 70. A artista investe na pintura como um meio ainda capaz de significar algo. Sua investigação no campo pictórico foca os limites entre a pintura e objeto. Ela chama atenção para textura e superfície dos materiais industrializados, tendo como acabamento o emprego de técnicas artesanais - como a costura - para adquirir originalidade, particularidade e identidade.

Durante os anos 80, há em seu trabalho um lado descritivo e caricatural exarcebado de imagens. Aplicando tinta sobre acessórios industrializados como lençóis, toalhas, cobertores, colchões e outros, a pintura de Catunda se torna objetual. Seu método implica em retirar imagens/objetos do cotidiano, eliminar alguns detalhes e acrescentar outros com certa dose de humor, para assim gerar novas e impactantes imagens originadas no universo do cotidiano da artista.

A partir da década de 90, prefere se ater a figuras geométricas e eliminar narrativas. Sua produção contém uma maior maleabilidade de materiais por meio de peças esvoaçantes e leves que fazem referência aos elementos da natureza como água, gotas, rios e insetos.

A produção de Catunda, portanto, critica a banalização das imagens em nossa sociedade, ao passo em que espera um estímulo provocativo no olhar do espectador. Além disso, seu trabalho desperta curiosidade e desejo de tocar nas obras para sentir as varias combinações de texturas utilizadas. A artista demonstra que a pintura busca inovar nas artes plásticas, à medida que, se revela um instrumento eficaz de indagação sobre a forma e sobre a percepção do mundo.

Achei muito interessante todo seu trabalho...pois a artista se apropria de tecidos e cria obras que sugerem formas e texturas! Ao invés de pintar...Catunda costura....fazendo com que seu trabalho tenha, indiretamente, uma forte ligação com a moda!


Beijos
[ahhh...e o nome de post é em homenagem a série de trabalhos da Leda que mais gostei: as Mórulas!]

3 comentários:

  1. Julé,

    Bom, eu não tava muito afim d ir não, agora q vc postou não fiquei muito arrependido.
    Gostei dessa tal de Lea, pelo q vc postou o trabalho dela é bem legal, apesar de não parecer nada extraordinario, parece simples e tocante...
    Impressão minha ou essa mesa redonda foi muito mais para o lado de moda do que par Design em geral?

    Nova diretoria pro D.A. JA!!! Hhiuahiuahiua

    Bjos Julé, Grrrrrrrrrr!

    ResponderExcluir
  2. Oi meu anjo, não li viu!
    Ta acabano meu tempo. Te amo linda

    ResponderExcluir
  3. Oi Juziiiiiiiiiiiiiii
    adorei, dá vontade mesmo d passar a mãe, na imagem imagina ao vivo.. kkkkk
    ah, esa super boa é grande:???
    parece uma mandala... adoreiii
    aodro mandalas....
    saudades mil!
    bjos!

    ResponderExcluir