sexta-feira, janeiro 4

...mais grafitti!

Aproveitando que meu último post foi sobre o artista londrino Banksy...
queria falar um pouco sobre 2 artistas [2 não, 3!] muito interessantes que também produzem intervenções urbanas aqui no Brasil: Alexandre Órion e osgemeos (Otávio e Gustavo Pandolfo)
O artista plástico Alexandre Órion trabalha nas ruas paulistanas produzindo arte engajada. Tem vários trabalhos realizados embora os mais conhecidos sejam Projeto Ossário e Metabiótica (que foi tema do meu trabalho de fim de semestre... =D )
Seu trabalho questiona, de modo sutil e inquietante, o limite entre as linguagens e suas capacidades de abstração e representação, tanto no ponto de vista formal como conceitual. Criou o Projeto Ossário, desenvolvido no Túnel Max Feller, tendo como objetivo combater a poluição com desenhos feitos através da limpeza seletiva da fuligem. Antes do Projeto Ossário, Alexandre Orion já havia criado o Metabiótica, em que pintura e fotografia dividem o mesmo ambiente como dois organismos. A obra é composta por registros do cotidiano dos habitantes da cidade de São Paulo. As imagens formam um contraponto com a arte urbana, o que garante o foco criativo, onde grafitti e fotografia dialogam.



osgemeos (assim mesmo, tudo junto e sem acento) também são da capital paulista, nascidos no Cambuci, bairro paulistano de classe média em que pintaram seus primeiros muros, passaram por importantes galerias norte-americanas e européias.A dupla de grafiteiros mais conceituada do Brasil, usa seus desenhos pra mostrar, com poesia, esses absurdos que acontecem por aí. A discriminação, a violência. O nível de elaboração e a riqueza de detalhes dos murais grafitados pelos gêmeos vêm, segundo eles, de uma obsessão pela prática do desenho.Os personagens, mostrados em situações que ora parecem saídas de sonho, ora da dura realidade brasileira, são todos revestidos de um lirismo sem paralelo nesse tipo de manifestação artística.


“Intervir é interagir, causar reações diretas ou indiretas, é tornar uma obra inter-relacional com o seu meio, por mais complexo que seja, considerando-se o seu contexto histórico, sociopolítico e cultural.” Wagner Barja
Aqui os sites oficiais:

3 comentários:

  1. Juuu
    Esses eu não conhecia? Algun desses é aquele que grafitava caveiras em sampa??O.o
    Haaa, sabe de quem eu lembrei com sue post?
    Daquele cara que pinta os bueiros, muito massa! Aquele é muito loco^^'
    Vou ver se eu cho pra postar depois
    Bjus Ju!
    adios

    ResponderExcluir
  2. Ju, adorei seu blog!

    Está muito legal, muito criativo.

    E esse projeto metabiótica é bem interessante também, muito legal!

    ResponderExcluir
  3. entao Savras, o mais loko de tudo isso é q o cara nao grafitava caveiras.... ele limpava a fuligem do túnel!
    cabulosoooo

    ResponderExcluir