quinta-feira, janeiro 3

Banksy! Intervenções Urbanas




Um dos artistas mais interessantes da atualidade, Banksy é o cara. Ninguém conhece seu rosto, mas todos conhecem sua obra. Nascido em Bristol, ele é uma lenda na área. Hoje, especula-se que suas obras chegam a custar 10.000 libras. Fez trabalhos para o Blur mas recusou pedido da Nike. Disse que se aceitasse seria estranho, uma espécie de currículo às avessas. Mas não é tão politicamente correto quanto parece, já que também trabalha com vacas, carneiros e porcos. Vivos. Apesar da fama e influência, nem os pais dele sabem o que Banksy faz: ‘Eles pensam que sou pintor e decorador.’

A mídia nunca conseguiu fotografar seu rosto. O que ajuda muito, quando se tem a polícia de Londres querendo prendê-lo por pichar a cidade.
Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nele, mas provavelmente já viu seus stencils – desenhos feitos em placas de raio-x e pichados em paredes– pelos muros e prédios de Londres. Existem muitos.
Banksy gosta de provocar a todos...em seus trabalhos critica a política, a guerra, a igreja, a mídia, etc, etc, etc.
Ele adora enfeitar as feias fachadas da cidade com arte divertida e inteligente, como ele mesmo explica em seu site.






“ Imagine uma cidade na qual grafiti não fosse ilegal, uma cidade na qual qualquer pessoa pudesse desenhar onde quisesse. Um lugar no qual cada rua fosse banhada com milhões de cores e frases simples. Um lugar no qual ficar num ponto de ônibus nunca fosse chato. Uma cidade que fosse essa coisa vívida que respirasse e que pertencesse a todos, não somente as consultoras de imóveis e aos barões dos negócios. Imagine uma cidade assim e não encoste nessa parede, que está molhada.”

Banksy não gosta de conceder entrevistas, afinal tudo o que ele tem para dizer sobre o mundo está em seus desenhos. Há alguns anos entrou no American Museum of National History, em Nova Iorque, e discretamente colocou um de seus quadros na parde. Demorou algum tempo até o pessoal do museu descobrir a brincadeira. Já fez a mesma coisa no British Museum e Natural History, ambos em Londres, e no Brooklyn Museum em Nova Iorque.
Ele gosta muito de ousar, como dá para ver. Há alguns meses pintou 9 imagens na barreira do West Bank em Israel. As pinturas mostram o que existe "do outro lado" do muro . A pergunta que fica agora é quando será que ele vai aparecer em terras brasileiras e usar seus stencils para retratar a caótica realidade do nosso país?
.
Mais imagens e vídeos no site oficial:
http://www.banksy.co.uk/

Um comentário:

  1. Jupssssssssss
    adorei num sabia desse banksy,,, né?
    ahuahua
    artistas pouco divulgados hihihi
    Adorei a materia e seu blog tá lindo!
    continue
    bjus!

    ResponderExcluir