sábado, janeiro 5

-Morte e Vida-

Hoje achei interessante falar sobre a música Morte e Vida Stanley, do grupo Cordel do Fogo Encantado, já citado em outro post. A canção, que faz referência à poesia Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, conta a história de Stanley, um retirante de Serra Talhada/PE que foi tentar a vida em São Paulo, a cidade sem sol. A ênfase aqui é a metamorfose que sofrem todos os sertanejos ao chegarem nas grandes metrópoles,buscando novas oportunidas, e, se transfiguram em braços servis, trabalhadores braçais que vivem e morrem na construção civil e várias outras áreas.


Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
_ O meu nome é Severino,
como não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias. [...]

(Para ver o poema completo:
http://www.culturabrasil.org/joaocabraldemelonetoo.htm)


Morte e Vida StanleyCordel do Fogo Encantado

Na madrugada de vento seco

No clarão da grande lua prateada
No recôncavo do sol
Na montanha mais longe do mar
Numa serra talhada espinho
fechado coivara caieira vereda
Distancia da rua
Mato cerca pedra fogo faca lenha
Cerca bote bala bote bala bote senha
Tabuleiro tabuleiro em pó
Na pedra dos gaviões
Uma mulher deitada
O nome é Maria
A dor conduzindo o filho terceiro
Nas garras do mundo sem guia
Vai nascer outro homem
Ouviram
Vai nascer outro homem
Outro homem
O seu nome é Stanley
Mais um filho da pedra dos gaviões
Da montanha
Do recôncavo do sol
E eu aqui vou cantar
Sua morte sua vida
Seu retrato sem cor
Seu recado sem voz [...]



"Animação da música do Cordel do Fogo Encantado. Uma reflexão sobre a triste sina do retirante em estilo de gravura de cordel.2ª colocado no Cyber Juri do Anima Mundi Web 2007."


4 comentários:

  1. Juh e sua cultura...
    Nunca li o livro Juh, apesar de um clássico e de ser cobrado nos vestibas a fora...E quanto a música, nunca fui ligada em musica, mas quando eu tiver um tempo vou baixa - la.
    Beijão lindona

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro.

    Mas o bom dste blog é que ele mostra o quanto nossa cultura é rica.

    Parabéns Ju!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu jah acho esse blog mtooo dificil de ler ...

    e ninguem fala q meu blog tbm eh cultura ...
    =(

    Bjo Juhh

    ResponderExcluir