quarta-feira, dezembro 21

A morte da moda?

Esta semana o mais poeta dos estilistas, Ronaldo Fraga, declarou em carta que ”a  moda acabou”.  A frase contundente não apenas repercutiu como nos fez pensar: a moda acabou?


Ronaldo,  como poucos, você sabe o poder de comunicação da moda. E, como poucos, soube também usar lindamente esse poder a favor do que acreditava, como no histórico desfile a favor do Rio São Francisco.
Desejo que tenha mesmo se encerrado o uso da moda de maneira polêmica para se vender roupa — esquecendo-se que, mais do que vender roupas, vende-se ideias que invariavelmente  afetam principalmente os mais suscetíveis: adolescentes e jovens. 
Que se acabe também a moda que escraviza — tanto aquela que faz ‘vítimas’ no sentido do vício da compra compulsiva, quanto aquela que é feita em oficinas clandestinas, por pessoas escravizadas no sentido mais literal da palavra.
Moda é comunicação — e reflete os valores de seu tempo. Que renasça uma nova moda, que use o seu poder de difundir ideias para  transmitir os bons valores que a sociedade atual tanto anseia. Uma moda engajada, socialmente justa e ambientalmente equilibrada.
Não, a moda não acabou, ela apenas está de mudança…  

Post retirado do blog Moda do Futuro, da consultora de moda Danielle Ferraz.

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