quinta-feira, novembro 3

Pesquisa O Sonho Brasileiro revela jovens engajados e ativos por um mundo sustentável


José Emídio tem 26 anos, é formado em administração pública pela Fundação Getúlio Vagas (FGV), já trabalhou em ONGs e governos, participou de um programa de liderança nos Estados Unidos e junto com amigos decidiu criar um movimento pela reforma política no Brasil – o projeto Eu Voto Distrital. O maior sonho dele é encontrar maneiras de mostrar para as pessoas que elas têm nas mãos os recursos que precisam pra fazer transformações que o país necessita e que podem acontecer agora.
Emídio é um exemplo dos 1.784 jovens entrevistados pela Box 1824 para o estudo O Sonho Brasileiro, que buscou ouvir a primeira geração global de brasileiros para entender seus valores, a forma como enxerga o país, os papeis que se propõe a desempenhar nele e os cenários futuros em que se vê atuando.
Os resultados da pesquisa revelaram o que Emídio já sabia na prática: os jovens brasileiros estão esperançosos com relação ao futuro, otimistas com o país, e focados na formação e na realização profissional. Segundo a pesquisa, 76% dos brasileiros entre 18 e 24 anos acreditam que o país está mudando para melhor, e 89% deles têm orgulho de serem brasileiros.
Além disso, eles agora sonham em unir trabalho com realização pessoal, em uma nova noção de sucesso que não considera apenas o acúmulo de dinheiro ou status social, mas a relação disso com a sua própria felicidade e com o bem-estar das pessoas que o rodeiam.
Para o sociólogo e um dos responsáveis pela pesquisa, Gabriel Milanez, os jovens de hoje podem se permitir buscar esse novo modelo de realização profissional e pessoal. “Ele não quer um trabalho só como meio de sobrevivência, ‘eu vou trabalhar das 9h às 18h e depois eu vou ser feliz’. Isso não significa que o retorno financeiro, estabilidade e carreira não sejam importantes, são importantes também, mas ele quer integrar a isso satisfação pessoal”, explica.
Outro ponto da pesquisa mostra como os jovens se colocam como os próprios agentes da transformação do país, ao mesmo tempo em que sonham com um Brasil mais justo e ético. Segundo o estudo, 90% dos entrevistados gostariam de ter uma profissão que ajudasse a sociedade, enquanto 31% sonha com respeito e cidadania para o país e 28% almeja oportunidade para todos.
A união de um país no melhor momento da sua história com uma geração globalizada e conectada, que tem possibilidades e instrumentos que nunca houve, é capaz de criar um cenário de oportunidades e potenciais “nunca vistos na história desse país”. Na opinião de Emídio, esses resultados não demonstram tendências para um futuro, e sim revelam um momento real e que já está sendo colocado em prática diariamente. “Para fazer as mudanças, as pessoas precisam parar de esperar e acreditar que vai surgir um herói. Nós somos as pessoas pelas quais estávamos esperando, e a juventude já está fazendo isso no Brasil”, defende.
A geração “Y”, retratada na pesquisa, também se revelou sonhadora, consumista e responsável. Em comparação com as gerações anteriores, ela foi classificada como “coletiva”, já que preza pela interdependência entre bem-estar individual e da sociedade (59% dos jovens brasileiros concordam que têm que pensar em si antes de pensar nos outros e 77% dos jovens concordam que o seu bem-estar depende do bem-estar da sociedade onde vive), e detentora de “sonhos possíveis”, onde se busca a realização dos sonhos no dia a dia, unindo aspirações e objetividade no mesmo momento.
Pontes
A pesquisa também buscou encontrar jovens que de fato já estão agindo e realizando pelo coletivo. Assim, identificou um perfil de atitude relacionada à responsabilidade pelo coletivo, que coloca em ação seus objetivos, possui um otimismo pragmático e, acima de tudo, redistribuem pensamentos e idéias, conectando redes e pessoas que nunca se falariam.
De acordo com a pesquisa, esses são os “jovens-pontes”, jovens que são catalisadores de idéias, gerando um novo tipo de influência, que se dá pela transversalidade. No Brasil, cerca de 8% dos jovens possuem essas características, o que gera um número aproximado de 2 milhões de “jovens-pontes”.
“Então os jovens-pontes são aqueles jovens transformadores do tempo atual. A gente vê que a transformação que esses jovens estão trazendo está muito conectada com aquilo que a gente chamou de micro-revoluções, ou seja, ações diárias, que todo mundo pode fazer em suas vidas, inspiradas pelos heróis reais”, conta.
Geração sustentável
Milanez ainda destaca que o modelo de pensamento desses jovens não é baseado exclusivamente em política como única ferramenta geradora de transformações, “não são apenas as causas grandiosas, grandes mártires, mas todas as causas são igualmente importantes. Então você vê jovens preocupados não apenas com causas políticas, mas também com causa sociais, ambientais, culturais, educacionais, etc. Esse jovem começa a pensar por uma lógica diferente, que é a das redes, da interconexão, de transformar a sociedade de baixo para cima”, diz.
Com isso, os jovens que começam a despontar em um mundo com novas formas de pensar, de agir e de se relacionar, trazem consigo novos conceitos de desenvolvimento baseados no bem coletivo. “Essa noção da integração entre desenvolvimento econômico, social e ambiental, essa composição da sustentabilidade que muitas vezes o jovem não expressa dessa forma, está cada vez mais forte e natural”.
Para o futuro, o sociólogo é otimista. “Acho que a gente vai ter um mundo um pouco mais aberto ao coletivo, mais responsável com as relações humanas e com o meio ambiente, sem excluir o desenvolvimento econômico. Essa geração já está pensando dentro desse novo modelo.”

2 comentários:

  1. Oi Juliana, parabéns por divulgar textos assim! Acredito que nossa juventude é de índole transformadora, basta ter em mão as informações certas.

    Vou visitar seu site de moda por você ser engajada com sustentabilidade... Sucesso e continue assim!
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Olá Luísa,
    A juventude tem grande capacidade de transformação.... e é importante divulgar tantas coisas bacanas que estão acontecendo!
    Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

    Super abraço....

    ResponderExcluir