quarta-feira, novembro 30

Lançamento Nacional - Coletivo Brasil Moda Sustentável


Aconteceu neste final de semana o lançamento nacional do Coletivo Brasil – Moda Sustentável, união de 20 marcas com os mais diferentes estilos e tamanhos que, em comum, optaram por fazer moda sob uma premissa mais sustentável, e que visam promover e popularizar dentro e fora do Brasil a moda brasileira com seus princípios socioambientalmente éticos.
Sou muito grata em fazer parte deste movimento idealizado após o primeiro Paraty Eco Fashion pela querida Patrícia Moura. Além das 20 marcas, estão reunidos neste primeiro momento um grupo de profissionais diretamente envolvidos, entre designers, estilistas, fotógrafos, jornalistas, modelos, além de artesãos capacitados por integrantes do movimento, todos igualmente engajados e dispostos a difundir a proposta da sustentabilidade na vida e na moda.
Recife, capital nordestina que é referência brasileira na produção de moda sustentável, foi escolhida para sediar o lançamento nacional do movimento e para tanto, o Moda Recife, que nesta quarta edição abriu os braços para a moda sustentável, foi palco do lançamento nacional do Coletivo Brasil, com, exposição de algumas das marcas do Coletivo; mesa redonda com a presença das criadoras pernambucanas Cris Ballari;  Mayara Pimentel; Prazeres Accioly, Patrícia Moura, e do publicitário paulistano Paulo Fernando; e finalizou com desfile de criações das 20 marcas com belíssima  intervenção  da cantora Karynna Spinelli e do músico Lucas dos Prazeres.
A proposta inicial da designer de biojóias pernambucana Patrícia Moura era simples: organizar um coletivo com grande parte dos bons criadores de moda sustentável do país e unir forças para divulgar o trabalho de cada um, apresentando-os na forma de um catálogo; desfiles e exposições. O desafio de juntar marcas, estilistas e artesãos com o mesmo propósito foi superado e em menos de 5 meses foi lançado o Coletivo Brasil.
Certamente há muito que ser feito, mas foi dado o primeiro passo: se organizar para mostrar novas possibilidades criativas, sintonizadas à época que vivemos. Algumas marcas já são maiores e já possuem estrutura mais profissional, outras estão apenas começando, mas como a união faz a força, a troca de experiências sem dúvida colaborará para o crescimento de todos. Que o Coletivo Brasil consiga cumprir o seu propósito mostrando que para fazer uma moda conectada com a realidade do nosso século só basta querer.

 









Fotos: Paulo Fernando

MARCAS PARTICIPANTES
COLABORADORES
Danielle Ferraz: premiada jornalista especializada em sustentabilidade, consultora de moda colaboradora do programa Mais Você (Rede Globo).
Paulo Fernando, publicitário apaixonado por moda, criador do portal Comunidade Moda.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário