quinta-feira, junho 2

Rato rói por Flavia Vanelli

Cada vez mais ouvimos falar sobre sustentabilidade.... surgem propostas, projetos e inúmeros trabalhos interessantes sobre o tema que valem a pena ser divulgados!
Pequenas idéias que, se somadas....geram um grande impacto para todos nós....

Começo hoje a postar aqui no blog trabalhos de pessoas que buscam aliar responsabilidade sócio-ambiental e consumo consciente.... e não é só isto....
Pessoas que buscam melhorar o lugar onde vivem... propor novos diálogos aos  velhos problema....
 A idéia é mostrar que é possível fazer a diferença, ser original... e não é preciso criar idéias mirabolantes pra isso....

  Hoje vou falar um pouco sobre o trabalho da Flavia Vanelli, que tive contato através da Pós Graduação no ORBITATO- Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design, Pomerode-SC. Seu projeto Rato Rói foi originado por um estudo: "A Estética do Obsoleto" iniciado durante a pós onde a proposta era redescobrir linguagens em materiais descartados.
A técnica utilizada é incrivelmente simples, como ela diz: eu prenso e esquento plástico sobre plástico. Transformo em chapas 100% de eco-matéria que viram bolsas e outros utilitários.
Se não fosse assim, esses plásticos quando reciclados, se tornariam objetos de menor valor, seguindo as leis da entropia – que significa perda de energia – e é assim que as coisas caminham até seu total esgotamento. Se fossem para aterros sanitários, estariam condenados a ficar lá por muito tempo, quando não, sua leveza os levaria para bueiros e encostas de rios. 
Flavia também transforma esse material em “chapas”, fotografa e utiliza os grafismos para a estamparia digital. É possível prensar diretamente sobre o tecido também, se ele tiver poliéster, porém, quando o produto vira descarte é impossível separar algodão do plástico. Por isso para as roupas ela optou por utilizar a linguagem digital.
 Para saber mais sobre esse trabalho suuuuper interessante clique aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário