terça-feira, agosto 5

-Waldorf-

Sempre acreditei na educação como meio da transformar o mundo...pra melhor! Gosto de ler sobre diferentes métodos de estudo...e o que mais me atrai é o da Pedagogia Waldorf (com bases na Antroposofia). Meu primeiro contato com essa pedagogia foi a algum tempo atrás vendo uma reportagem da revista Vida Simples sobre Antroposofia, e depois tive a oportunidade de visitar uma vila antroposófica em Botucatu, Demétria. Nessa vila fica uma das 25 escolas com pedagogia Waldorf do Brasil.

A Pedagogia foi introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha, inicialmente através de uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória (daí seu nome), a pedido deles. Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf. Essa concepção leva em conta as diferentes características das crianças e jovens segundo sua idade aproximada.

Cultiva-se o querer (agir) através da atividade corpórea dos alunos em praticamente quase todas as aulas; o sentir é incentivado por meio de abordagem artística constante, além de atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade; o pensar vai sendo cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato rigorosamente científico no ensino médio (colegial). O fato de não se exigir ou cultivar um pensar abstrato, intelectual, muito cedo é uma das características marcantes da pedagogia Waldorf em relação a outros métodos de ensino. Não há repetições de ano, e nem atribuição de notas no sentido usual.

Almeja-se que as aulas sejam um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam e saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo, com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento.

Entende-se que o jovem precisa ser articulado e capaz de se comunicar claramente, tanto se abrindo para o que os outros têm a dizer como encontrando a melhor forma para expressar seus pensamentos ao mundo. Para tanto, a Pedagogia Waldorf permanece revolucionária até os dias de hoje.

Quando conheci a Pedagogia Waldorf me apaixonei...mas imaginei como seria difícil a inserção social de ex-alunos Waldorf em faculdade e no mercado de trabalho, até que encontrei essa pesquisa(http://sab.org.br/pedag-wal/artigos/mitos.htm):

1. Os ex-alunos têm muita dificuldade em passar no vestibular?

100% dos que prestaram vestibular passaram, sendo 91% na primeira tentativa

2. Só passam em vestibular de faculdades de segunda expressão

68% entraram em faculdades de primeira expressão (segundo classificação do "Provão" do MEC)

3. Não têm capacidade para cursar uma faculdade

92% completaram com êxito o ensino superior

4. A Pedagogia Waldorf só forma artistas

Apenas 12% formaram-se em carreiras artísticas

5. A Pedagogia Waldorf não prepara para o mercado de trabalho

99% estão atuando no mercado de trabalho

6. A Pedagogia Waldorf não prepara para o mundo da competição profissional

84% não se sentiram prejudicados

7. A Pedagogia Waldorf é de doutrinação religiosa

100% não perceberam nenhum tipo de doutrinação religiosa

Pois é, acho que já sei onde meus filhos vão estudar!! Hehehe

Para saber mais: http://sab.org.br/pedag-wal/pedag.htm

*Antroposofia: Steiner a definiu como "um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo." Afirma que as pessoas não são meramente observadoras separadas do mundo externo. De acordo com Steiner, a realidade surge somente na união do espiritual e do físico "onde o conceito e a percepção se encontram". O objetivo do antropósofo é tornar-se "mais humano", ao aumentar sua consciência e deliberar sobre seus pensamentos e ações.

Outras vertentes práticas da antroposofia incluem: a arquitetura (Goetheanum), a agricultura biodinâmica, a educação infantil e juvenil (Pedagogia Waldorf), a farmácia homeopática, a filosofia (A "Filosofia da Liberdade”), a euritimia("o movimento como verbo visível e som visível"), e os centros para ajuda de crianças especiais (Vilas Camphill).



6 comentários:

  1. Muito bacana isso. Gostaria de conhecer essa vila em Botucatu.

    É um método parecido com a Escola da Ponte?

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  2. Jadonn,
    o método da Escola da Ponte é ótimo...mas ele é diferente da pedagogia Waldorf...

    Enquanto a escola da Ponte não tem turmas, todo professor é professor de todos alunos...
    a pedagogia Waldorf divide seus alunos em séries [1º até 12º ano] e respeitam uma proramação de que assuntos ensinar em cada etapa da infancia...

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  3. O objetivo do antropósofo é tornar-se "mais humano", ao aumentar sua consciência e deliberar sobre seus pensamentos e ações.

    Nossa
    ADOREI!

    Valeu Jups, adorei o post
    sempre muita informação boa...



    TTTEEE AAAMMMOOOO

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  4. JUUUU!

    Apenas 12% formaram-se em carreiras artísticas

    Não serve pra vc....
    Hehe

    Brincadeira. Axei bem legal Juh!
    Vamos atualizar!

    hehe

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  5. Julé, adorei esse método. Vou pesquisar mais e quem sabe a gente não faz o curso juntas?
    Bacana né, uma escolinha?
    Ai, AMEI a pedagogia waldorf...Vamos fazer uma excursão a essa vila em botuca eim?
    Beijos

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