sexta-feira, fevereiro 29

Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos.

O título do livro é sugestivo...
Amor líquido – sobre a fragilidade dos laços humanos, de Zigmunt Bauman, mostra-nos que hoje estamos mais bem aparelhados para disfarçar um medo antigo. A sociedade neoliberal, pós-moderna, líquida, para usar o adjetivo escolhido pelo autor, e perfeitamente ajustado para definir a atualidade, teme o que em qualquer período da trajetória humana sempre foi vivido como uma ameaça: o desejo e o amor por outra pessoa.


Este livro do sociólogo polonês foi o ponto de partida para o Laboratório de desenho experimental com descartes, Workshop que participei ano passado com os designers Alejandro Sarmiento e Lujan Cambariere...


Se transformando posteriormente em uma Exposição no Museu da Casa Brasileira!

"O conteúdo do laboratório experimental guarda afinidade com o pensamento de Bauman: Sua temática é fragilidade dos vínculos, como processo de reflexão sobre a produção desenfreada de objetos e a relação que estabelecemos com eles. Tratando-se de uma questão fundamental para designers e futuros profissionais que irão atuar na produção de novas realidades, relações e objetos. Abordando afetividades e vínculos para ampliar a visão pré-estabelecida com o universo material e de relações humanas em que estamos inseridos. Trata da superficialidade dos vínculos e da produção inconseqüente de nossa sociedade."



E agora.........

O grupo Lume estreou o espetáculo Fuga!, inspirado no livro “Amor Líquido” e também em algumas imagens da fotógrafa americana Diane Arbus.


"Memórias, evocações e projeções dos performadores - em relação - visam trazer o público para dentro da cena, e, em alguns momentos, os performadores para fora dela. Partindo de situações de espelhamento, provocações e compartilhamento de sensações, o espetáculo cria um ambiente físico/sensível, que possibilita diferentes leituras, numa proposta que constrói sua própria lógica.Neste aquário imaginário – um recorte de espaço/tempo – abrem-se tenas que surgiram do próprio processo, como: pontos de vista, opiniões, relações líquidas, medo e tempo. "



PARA SABER MAIS:

* BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

* Lab. de desenho experimental com descartes: http://satorilab.blogspot.com/

PARA VER :
*“Fuga!”. Todas as quintas-feiras, às 20h, no Teatro de Câmara (13º andar), na Unidade Provisória do Sesc Avenida Paulista, em São Paulo (avenida Paulista, 119). Até 10/4.http://satorilab.blogspot.com/2007_09_01_archive.html

5 comentários:

  1. fragilidade das relações humanas?
    como assim?!?
    meww, na real, nos dias de hj as relaçoes interpessoais jah estao tao superficiais e passageiras q o estranho é alguem cultuar isso.
    uma boa relaçao de amizade ou qqer outro sentimento vem de uma convivencia longa entre duas pessoas, salvo alguns casos.

    ResponderExcluir
  2. Julé....

    Pois é, estou estudando-o.
    O cara sem identidade, ele é muito cabeça.
    Tem uma parte num texto ele que ele diz:
    "É mais facil inventar uma identidade doque descobrir a sua"

    e

    "Antes de sabermos quem somos temos antes de ter certeza do que não somos"

    Mais ou menos assim!
    E sobre a ilha das flores, curti pra caramba, vou assistir a parte dois no senac depois, aqui ta sem som!

    Bjão Ju, vlw pela moradia!

    PS: Roubei um sabonete.

    ResponderExcluir
  3. Então Ju, vaaamos a peça????????? Eu fui la no sesc hj assistir Colateral 2, quando a arte olha o cinema, tinha um videozinho que falava sobre isso.
    Beijos Linda

    ResponderExcluir