segunda-feira, fevereiro 4

Ron Mueck

Esse escultor hiper-realista Australiano é fera!

Antes de mais nada se liguem nos detalhes de pele, rugas, veias e cabelos...


Australiano, nascido em Melbourne em 1958, Ron Mueck cresceu vendo os pais construírem brinquedos. Apreendeu! Fazia os seus.Da infância à adolescência desenvolveu habilidade manual e criativa. Fazia títere e se tornou titiriteiro. Dos títeres passou a criar bonecos em tamanhos vários para publicidade. Além dos bonecos sempre que havia necessidade de se ter uma réplica de um objeto em escala menor ou maior, Mueck era requisitado. Embora soubesse que eram obras de arte, em nenhum momento as considerou como tal. Tão pouco assumiu a postura de artista. Tinha tudo para fazê-lo. Não fez.

Dos títeres, dos bonecos, das réplicas, passou aos efeitos especiais. Chegou aos Estados Unidos. Colaborou com efeitos especiais no Muppet Show ,Sesame Street, Dreamchild e Labyrinth. Nas horas vagas, sempre que podia amassava um pouco de argila e esculpia.Em 1996, sua sogra, a artista anglo- portuguesa Paula Rego, pediu-lhe que esculpisse para ela um Pinnochio. Foi Pinocchio quem abriu o caminho da fama e da fortuna para Mueck. Charles Saatchi, o super poderoso empresário, publicitário e colecionador, ao ver Pinocchio no ateliê de Paula Rego encomendou quatro outras esculturas para a exposição Sensation: Young British Artist from the Saatchi Collection a ser apresentada na Royal Academy of Arts em Londres em dezembro de 1997. Nessa exposição Mueck chamou a atenção da crítica e do público com a escultura Dead Dad, Papai Morto. Em escala reduzida, dois terços do tamanho natural, apresentou o corpo nu do pai. Dead Dad foi esculpida de memória em fibra de vidro. Hiper-realista a escultura é de verossimilhança assustadora. A cor, a textura, as imperfeições da pele, as rugas, detalhes como as unhas, as sobrancelhas, os cabelos, fazem de Dead Dad um marco na história da escultura moderna e contemporânea.A imagem reduzida do corpo de um adulto, com todas as marcas da idade, morto, provoca no mínimo sentimentos e emoções conflitantes. A redução altera todas as referências conhecidas. A ampliação também.


"Mueck, ao contrário dos gregos e romanos, foge dos padrões estéticos por eles criados. Não respeita e ignora as proporções que tanto uns como outros cultivavam. As sete cabeças e meia, o padrão ideal, para ele não significam nada. Reduzir, ampliar, são os verbos que conjuga ao esculpir. "


Suas esculturas hiper-realistas em fibra de vidro, silicone, rezina acrílica, poliéster, onde quer que sejam expostas chamam a atenção pelo realismo, pela verossimilhança e pelas dimensões. Enormes!!! Ou de reduzidas proporções. A capacidade de Mueck de transformar as mais simples ações do dia-a-dia em instigantes obras de arte nos fala de uma nova postura com relação ao ver e ao fazer arte. A utilização de materiais mais dúcteis e leves faz parte dessa visão em que a escala é fundamenta, domina.

Dez anos na vida de uma artista é pouco. Na de Mueck não. Suas esculturas estão na National Gallery e Na Tate Gallery de Londres, no Hirshhorn de Washington, no Modern Art Museum de Fort Worth, no Modern Art de San Francisco, na National Gallery of Canadá em Ottawa, na National Gallery of Austrália em Canberra.

Mueck não tem site oficial [ainda!]
Mais informações aqui: http://www.artesdoispontos.com/artistas.php?tb=artistas&id=15

3 comentários:

  1. EI JUzi
    eu adorei, nossa essas esculturas são impressionantes!

    A que mais gostei dessas é a dos velhinhos, mto real!

    Imagine uma exposição dessa, q delicia de se ver?!?!!
    Bjussssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ju, adorei as escultura.

    Posta algo sobre Andy Warhol!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. PERFEITO!!!

    Onde você arranja esses artistas Juh?

    Que obra, podia vir pra uma exposição no Brasil.

    Abraços linda

    ResponderExcluir