segunda-feira, fevereiro 25

Interessantíssimo!

O Casaco de Marx, PETER STALLYBRASS

Um livrinho super fino e mega interessante em que Stallybrass pensa a relação das pessoas com as roupas e as coisas em geral. No primeiro texto descreve as roupas como objetos que se moldam à memória. No segundo texto, persegue o casaco de Karl Marx - que era penhorado freqüentemente - enquanto escrevia o "Capital", refletindo sobre as relações complexas entre as coisas como objetos de uso, como objetos onde imprimimos marcas e que carregam nossa memória.

A discussão em torno do livro “O casaco de Marx”, é basicamente sobre o significado da roupa, o que ela pode representar e às lembranças que elas remetem.
A roupa é extremamente duradoura, podendo durar mais que o tempo de uma vida humana, passando por diversas gerações e recebendo significados diferentes a cada pessoa que a usa, esses podem ser marcas físicas na roupas, ou significados e lembranças sentimentais.

“...a mágica da roupa está no fato de que elas nos recebem: recebe nosso cheiro, nosso suor; recebe até mesmo nossa forma.” (pg. 13).

Importante ressaltar que a roupa que herdamos de nossos pais e parentes têm um significado emocional, uma ligação de carinho, memória visual, cheiro: além das marcas físicas e da história da moda, que determina o período em que ela foi criada. Enquanto as roupas de brechó, que são muito comercializadas atualmente, são adquiridas sem valor de memória, a não ser pela época em que foram criadas, usando na escolha dessa peças um valor estético.

“ Os corpos vêm e vão: as roupas que receberam esses corpos sobrevivem. Elas circulam através de lojas de roupas usadas, de brechós e de bazares de caridade. Ou são passadas de pai para filho, de irmã para irmã, de irmão para irmão, de amante para amante, de amigo para amigo.” (pg. 14).

Neste pequeno livro pode-se concluir que na relação roupa-pessoa, os dois saem marcados: a roupa sai com as marcas físicas, sentimentais; enquanto a pessoa sai marcada com significado específico que ela atribui à peça.



e você, tem alguma roupa ou objeto de grande valor sentimental? aposto que sim...
Casaco de Marx: roupas, memória e dor. Peter Stallybrass.(2004)


Um comentário:

  1. Juuuuuuuu!
    adorei as frases que vc escolheu ..
    fiquei curiosa!
    praticamente uma propaganda...


    Concordo as roupas indicam muita coisa a nosso respeito, até mesmo traços de personalidade, gosto, e atitude. As cores escolhidas tbm.Mas tbm trazem lembraças e marcam significativamente!

    Mtas saudades menina!

    Bjossssss

    ResponderExcluir