quinta-feira, julho 24

-palavra-cantada-


Música de qualidade já é raridade; música de qualidade para crianças? Raríssimo!!! Uma das exceções - talvez a única atualmente - é a dupla Palavra Cantada, formada pelos paulistanos Sandra Peres e Paulo Tatit.
Resolvi falar da Palavra Cantada porque estava assistindo hoje uma apresentação deles na Tv Cultura gravada no Auditório Ibirapuera. Os dois artistas são de uma sensibilidade tão grande, é fascinante ver o enorme cuidado com que produzem suas músicas e melodias para nossas crianças!!!

“Palavra Cantada foi criado em 1994 com o objetivo de produzir uma música infantil moderna que fosse ao mesmo tempo lúdica e poética. Conquistou um enorme público formado por pais e filhos, e passou a fazer parte do cotidiano de inúmeras escolas do Brasil, graças à qualidade com a qual as canções são produzidas, no âmbito das letras, melodias e arranjos.
Sandra Peres e Paulo Tatit propuseram-se a criar canções infantis dentro de um novo padrão de qualidade que julgavam merecer as crianças de nossos dias. Dentro dessa perspectiva, procuraram elevar a música infantil a um patamar superior construindo suas melodias, letras e arranjos com extremo cuidado e minuciosidade.”

www.palavracantada.com.br/final/imprensa.aspx
br.youtube.com/watch?v=Q7KctMnADEw&feature=related

sexta-feira, julho 18

...eu ando pelo mundo prestando atenção em cores...

Estava lendo “Espelho de artista”, um livro que tem como tema auto-retratos produzidos por diversos artistas. Autoria de Kátia Canton e editado pela Cosac e Naify.

Achei muito interessante o olhar da autora sobre as diversas formas de auto-representação em que, registrando sua própria imagem, o artista registra também seu tempo. Particularmente vejo só uma falta nesse livro maravilhoso, não havia nenhum auto-retrato de uma das maiores artistas da história da arte: Frida Kahlo. Bem, mas isso é um pequeno detalhe...

O livro só poderia ter sido publicado pela Cosac e Naify, uma das mais prósperas e ousadas editoras do mercado brasileiro, reconhecida pela beleza e pelo cuidado na criação de seus livros, e que ano passado completou 10 anos de cultura e arte dosando muito bem autores consagrados e menos conhecidos, produções nacionais e internacionais, equilibrando obras clássicas e contemporâneas.


Voltando a falar de Frida Kahlo...

Gostaria de indicar o filme “Frida”, que retrata a vida da mais importante pintora mexicana.

Magdalena Carmen Frida Khalo y Calderon nasceu a 6 de julho de 1907, na cidade de Coyoacán, no México e teve vida e obra marcadas por “duplos” – dor e luta; cores e vazio; alegria e morte – que não só nos dizem muito sobre o México de sua época, como também transformaram Frida em um exemplo único na história das artes plásticas na América Latina. Sonhos e tragédias que encontram nos pincéis, nas cores e na própria vida de Frida Kahlo representações fascinantes, tanto por sua força quanto por sua criatividade.

Dor, inclusive, é uma palavra chave em sua história. Na infância ela contraiu poliomielite, que a deixou com uma perna deformada. Aos 18 anos sofreu um gravíssimo acidente de bonde, cujas ferragens transpassaram pélvis, coluna e pernas, provocando várias fraturas pelo corpo. Dentre as conseqüências físicas, ela sofreu vários abortos espontâneos no decorrer da vida. Frida transformou seu sofrimento em fonte de criação.

O início na pintura foi em função do acidente de bonde que a deixou de cama por meses. Como não podia sair da cama, ganhou telas, tintas e pincéis. A família então assimilaria a sua inclinação pelas artes através de dois gestos: primeiro, pela construção de um cavalete especialmente concebido para que Frida pudesse pintar sem se levantar; e segundo, pela instalação de um espelho no dossel da cama, permitindo que compusesse seus primeiros auto-retratos.

domingo, julho 6


O Analfabeto Político
Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.


momento oportuno?!?

A cobra: ri


Quando eu crescer eu quero fazer isso...poesia!! E só...

[Desfile do verão/2007 de Ronaldo Fraga.]
--> http://www.youtube.com/watch?v=wv5jyRXBwyg

No emaranhado das histórias de Guimarães Rosa, questões centrais como o Bem e o Mal, Deus e o Diabo, a existência da alma, a coragem, o medo, o amor indecifrável. Estas são algumas das abordagens do estilista Ronaldo Fraga em seu desfile para o verão de 2007 com trilha e sonora exclusiva produzida para a São Paulo Fashion Week.
A produção dos desfiles de Ronaldo geralmente é um espetáculo à parte. Para recriar o universo de Guimarães Rosa, Ronaldo trouxe de Ouro Preto o artista plástico Rodrigo Câmara, que passou 16 horas montando a passarela com serragens coloridas para formar o desenho de uma cobra enrolada num chão de bichos, flores, caveiras e estrelas.


Só vendo pra entender....